segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O melhor fim de semana da minha vida!

Boa noite!


Essa segunda tá parecendo sexta de tão cansado que eu estou. Ontem o dia foi agitado. Mas posso dizer que o fim de semana foi o melhor de toda a minha vida. Mas vamos do começo.


A semana de trabalho foi muito boa. Atingimos alguns objetivos muito bons. Eu teria uma reunião, mas que acabou não acontecendo. Será essa semana. Boas perspectivas estão por vir.


Como eu já havia dito, estou remontando minha banda. Mas vamos ter que adiar um pouquinho, o guitarrista vai ser papai essa semana (mais precisamente hoje). Então aproveito para desejar toda felicidade e saúde do mundo para esse bebê.


Mas o fim de semana chegou, e na sexta eu já fui buscar minhas duas meninas. E dessa vez elas ficaram o fim de semana todo aqui em casa. Sábado, depois de estarmos cansados pelo passeio da manhã, de tarde eu tive um prazer imenso com a pequena dormindo abraçada comigo. Foi a melhor sensação do mundo. Depois acordamos, tomamos banho e fomos passear de novo. Á noite fizemos founde e partimos para o filminho para dormir.


Domingão foi dia de almoçar fora e brincar bastante no parquinho. Será que é por isso que estou tão quebrado???


Enfim, a semana fechou da melhor forma possível.


Quero aproveitar e agradecer as visitas que tenho recebido. Apesar de não deixarem comentários (para quem lê os comentários fica claro que só minha namorada que escreve... hehehe...), mas tenho recebido visitas, não só de vários estados do Brasil, como da Alemanha e dos Estados Unidos. Então, por favor, deixe seu recado e me diga o que está achando do blog.


Bom, continuando na linha de literatura na área de negócios, segue a dica de hoje.


MANUAL DE GENTILEZAS DO EXECUTIVO


Os pilares de uma cultura ética são os gestos individuais que ajudam a definir um ambiente melhor; as pequenas gentilezas. Com essa premissa, o Manual de Gentilezas do Executivo: como pequenos gestos constroem grandes empresas, do consultor norte-americano Steve Harrison, tem a proposta de mostrar que as abordagens que se limitam a cumprir normas de respeito à lei e à ética, utilizadas em grandes, médias ou pequenas corporações, não conseguem criar companhias com boa governança corporativa. Por outro lado uma liderança eficaz, apoiada por uma cultura de gentilezas, consegue.

Segundo Harrison, o livro fala de detalhes. “Os detalhes, neste caso, consistem nas centenas, talvez milhares, de gentilezas oferecidas por pessoas que não têm expectativa de recompensa. Nesse livro, apresento exemplos de gentilezas que vieram de colaboradores e executivos reais em empresas de verdade. Estes, algumas vezes, heróis não cantados, apresentaram gestos criativos, naturais e honestos que serviram para definir mais precisa e ativamente uma cultura ética”, afirma o autor. No primeiro capítulo“Somos executivos, mas, antes de tudo, somos pessoas”, Harrison trabalha na definição de gentilezas. (…) “Gentileza é um gesto discreto ou uma ação discreta. É óbvio que uma gentileza tem de ser realizada para que tenha significado. Não é uma intenção ou uma atitude... Uma gentileza genuína é oferecida livremente.”

Ao longo de 214 páginas, o autor esclarece que oferecer condições dignas de trabalho – salário adequado, oportunidades iguais e ambiente livre de assédio, por exemplo – não são gentilezas; são cumprimento às leis. (…) “O papo de dois minutos não custa nada, mas traz dividendos maravilhosos. Ele não precisa de permissão de ninguém para ser executado e é reproduzível”. Harrison cita o exemplo de um executivo, que no seu primeiro dia de trabalho, não apenas cumprimentou a recepcionista como fez perguntas genuínas para saber há quanto tempo atuava na empresa, a sua rotina etc. Na prática, a tratou como ser humano. Como ondas em um lago, a gentileza do executivo passou amplamente a ser praticada na empresa. Em outra filial da empresa, muitos quilômetros e anos depois, uma outra recepcionista – encorajada pelo vice-presidente regional – entregou a Steve Harrison um cartão de visitas no qual, abaixo do seu nome e em destaque, estava escrito: “Diretora de Primeiras Impressões”.

O autor, inclusive, cita um teste de John Cowan, autor do livro Small Decencies: (…) “Pense nos filhos ou em quem você gosta. Você desejaria que seu filho ou filha vivesse na sua empresa? Que fosse formado ou formada por ela? As pequenas gentilezas nos lembram que nós podemos ser verdadeiros com nossos valores tanto em casa quanto no trabalho, e que quanto mais humanamente tratarmos os outros, melhores seremos como pessoas, e melhores seremos em realizar o trabalho de nossas vidas.”

Steve Harrison traça um paralelo entre um bom ambiente de trabalho – com a consolidação de gentilezas na cultura organizacional – com o exemplo da cidade de Nova York ao aderir à teoria “janelas quebradas”. Segundo o autor, o controle da criminalidade combinada com a redução de pequenos delitos como pichações, aumenta as condições de moradia de um lugar e reduz a incidência de crimes mais violentos. A teoria argumenta que o crime é o inevitável resultado da desordem.(…) “Da mesma maneira, uma organização que ignora o valor de pequenas cortesias – receber bem os visitantes, manter os banheiros limpos, pintar as paredes – sinaliza que, provavelmente, não tem na satisfação do cliente o interesse principal… Mas, mais significativamente, culmina com colaboradores que justificam maltratar seus clientes porque eles são maltradados como colaboradores.”

Repercussão
“O respeito pelas pessoas é um valor essencial para qualquer um que seja verdadeiramente sério no tocante a negócios e sucesso organizacional. No Manual de Gentilezas do Executivo, Steve Harrison demonstra que esse respeito não deve ser apenas visível, mas também sentido pelos que o recebem. Não há espaço, hoje, nos negócios, para a insolência, arrogância ou ignorância com relação a esse valor.”
John D. Hofmeister, presidente e superintendente nacional para os EUA, Shell Oil Company

“Um livro inspirador, que certamente tornará as pessoas mais confiantes de que seus pequenos gestos terão um grande impacto sobre o bem-estar dos outros e a qualidade do local de trabalho. Steve Harrison realizou um ótimo trabalho ao descobrir o valor das gentilezas no dia a dia.” Amy Lyman, co-fundadora do Great Place to Work® Institute

“Este livro é um presente para as pessoas que desejam transformar sua organização, mas sentem-se impotentes para fazê-lo. A sabedoria e o bom senso de Steve Harrison mostram a elas a maneira exata de como fazer isso.” Junny Ditzler, autor de Your Best Year Yet!

“Um tesouro de ideias simples, mas poderosas, que você desejaria ter tido anos atrás. Eu me sinto inspirado a fazer melhor.” Trish Carter, presidente, Dacing Deer Baking Company, Inc.

“Além da liderança estratégica e moral, as nossas organizações exigem outra dimensão. Se você quiser construir culturas corporativas positivas, em todos os níveis, de cima para baixo, meu conselho é ler os exemplos concretos de pequenas gentilezas de Steve Harrison.” Wolfgang Clement, ministro da Economia da Alemanha (2002-2005), premier Estadual da Região do Norte do Reno-Westfalia (1998-2002).


Algumas pessoas têm ficado confusas com meus textos. Quero aproveitar para explicar, para os que ainda não sabem, que a maioria dos textos que publico aqui, foram escritos ao longo de vários anos. E a maioria é muito antigo. Portanto não estranhem se ele não for compatível com o começo do post, ele não reflete o atual momento da minha vida.

Fiquem com Deus.

See ya.

Espera


Não foi o momento
Nada aconteceu
Mas meu coração continua acelerado
E continua doendo.
Não consigo esquecê-la...
Não posso esquecê-la...
Não quero.
Vou continuar ao seu lado,
 E vou esperar
Até o momento certo.
Espero poder ser o escolhido.
Se não for...
Desejo o melhor para ela...
Mas meu amor não pode esperar.
A ela já está prometido.
Mas não é promessa,
É realidade.
Só espero que ela não me esqueça,
Pois jamais a esquecerei.

Um comentário:

  1. Seu texto está lindo,muito mesmo,fico feliz por está
    feliz,e o blog é um dos melhres que já vi. Quanto ao livro,gostaria de lê é bem enteressante.
    Parabéns escreve muito bem.

    ResponderExcluir